terça-feira, 17 de setembro de 2013

A troika mata - a reportagem que não fizeram




Por todo o lado se anunciava o regresso da troika a Portugal no dia 16 de Setembro. Mas, na verdade, ela nunca de cá sai. Da educação à saúde, dos salários às pensões, novos e velhos, todos sentimos na pele a sua presença, em cada momento das nossas vidas. 

Permanentemente troikados.


Na noite de 15 para 16 de Setembro, vários activistas antitroika prepararam a recepção à comitiva de representantes do FMI, do BCE e da Comissão Europeia. 

Em seis pontos da cidade - Rotunda do Aeroporto, Praça do Areeiro, Praça de Londres, Saldanha, Largo do Rato e Amoreiras -, apareceram enforcados a simbolizar o efeito nefasto que as políticas da troika e deste governo troikista têm sobre as nossas vidas. A troika mata.


A troika destrói as escolas, os hospitais e a cultura; faz subir o número de desempregados;  aumenta o desespero e obriga as pessoas a emigrar para sobreviver. A troika quer liquidar qualquer vida digna de ser vivida. Sabemos que é importante agir e mostrar que é o povo quem mais ordena. Exigimos decidir as nossas vidas e não as vermos hipotecadas aos interesses políticos, económicos e financeiros, que pouco têm que ver com o bem-estar das pessoas e do país.

No final de Outubro queremos voltar a ocupar as ruas das nossas cidades, como fizemos a 15 de Setembro de 2012 e a 2 de Março de 2013, para dizer à troika e ao governo que a serve que este país não é deles e lhes mostrar a força que todos temos. A força que trazemos nos braços.

___
Ver mais:

Imagens

Preparação
Na rua


Vídeos

Preparação



Por aí

"Vítima" de austeridade enforcada no Rato - O Corvo
Boneco contra a troika junto a sede do Ps no Largo do Rato - Global Images
Querida «troika» - Entre as Brumas da Memória
A Bola: