domingo, 20 de outubro de 2013

Que se lixe o cansaço! (depoimento de Paulo Raposo)

Que se lixe o cansaço!

Estou cansado deste país ou do que resta dele. Cansado deste governo (e de outros parecidos). Cansado de governos. E de desgovernos. Cansado desta comunicação social. Cansado destes políticos. Cansado destes analistas e comentadores. Cansado da comunicação que nada comunica. Cansado destas centrais sindicais e destes patrões. Estou também cansado dos empurrões de quem está cansado como eu. Estou cansado das disputas pelo cansaço-mor. Pela vanguarda do cansaço. Pelos portos que não se bloqueiam, pelas pontes que não se caminham, pelas assembleias que não se cercam...Estou cansado do cansaço do protesto. 
Cansado deste povo até. Estou mesmo cansado. 

Estou cansado dos cortes, da austeridade, da vidinha cada vez mais tristonha, das tarefas profissionais cada vez mais enfadonhas e exorbitantes, da crescente vontade de emigrar e de ver amigos a partirem todos os dias. Do salariozinho enxertado em impostos e taxas. Do desemprego à vista todos os dias. Estou cansado de ver os recursos entregues ao primeiro privado sem escrúpulos e manhoso que se chegue à frente. De ver a energia, a água, os ctt, os transportes, as escolas, os hospitais, as ruas até...se tornarem meros negócios para especuladores. Estou cansado das canalhices sem vergonha que enchem os cofres de uns e abandonam à sua sorte tantos outros. Estou cansado de crescimento económico e de uma economia que não existe para as pessoas. Estou cansado de verificar que é assim em todo o lado. Aqui, no resto da Europa, no resto do mundo. Estou cansado deste cansaço global. 

E estou cansado de ter de agitar meio mundo cansado a mudar o cansaço. Cansado de plenários com quem ainda acredita que vale a pena mudar o cansaço. Estou cansado até de estar cansado com o cansaço. E estou cansado da desesperança...da tristeza e apatia no olhar daqueles com quem me cruzo. 

Mas depois de tanta canseira sobra sempre a mesma questão: 
E então? vais desistir? e o que resta para os putos lá em casa? e o que resta para o mundo lá fora? e o que vai restar do raio do planeta? e o que resta para ti? 
E a resposta só pode ser uma: Não HÁ becos sem SAÍDA! 

E por isso dia 26 de Outubro, chova ou faça sol, cansado ou exausto, estarei na rua cansado de estar cansado, a lutar por um mundo diferente, sempre! E confiante que deste cansaço seremos capazes de fazer poesia, liberdade e um mundo novo. 
Que se lixe o cansaço! 
(E agora não me digas que não vais à manif)
Paulo Raposo