segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Comunicado de Imprensa

Nestes últimos dias, centenas de pessoas lembraram ao governo que em democracia "O Povo É Quem Mais Ordena".
Passos Coelho, Miguel Relvas e Vítor Gaspar têm de saber que não é possível governar contra o povo. O executivo do PSD/CDS tem servido a troika, não tem servido as pessoas que vivem e trabalham em Portugal.

Não tem legitimidade democrática um governo que foi eleito a prometer que não aumentava os impostos, não cortava os subsídios de férias e de natal, não ia despedir funcionários públicos, nem tirar o dinheiro aos reformados, e que quando se viu eleito fez tudo aquilo que garantia que não ia fazer. Este é o governo que tirou dinheiro aos reformados, em vez de responsabilizar quem roubou o BPN. Preferiu dar milhares de milhões aos banqueiros, em vez de investir na criação de empregos. Cortou salários e subsídios a quem trabalha, em vez de cortar nos lucros chorudos dos agiotas que lucraram com as parcerias público-privadas.

Este governo não quer ouvir a Grândola Vila Morena, porque para ele a letra de uma canção não pode ter fraternidade nem igualdade; este é o executivo daqueles que cantam a marcha fúnebre dos portugueses, que reza que a troika é quem mais ordena.

Numa altura em que os senhores da troika vão sair por aquela porta para fazer a sétima avaliação do Memorando, é preciso que as pessoas que vivem em Portugal respondam a esses senhores com uma avaliação daquilo que o governo e eles fizeram.

Em 2011 havia 12,7% de desempregados, no final de 2013 prevê-se que este número atinja os 17,5%. Nessa altura, o desemprego real, que tem muitos milhares de pessoas que não cabem nas estatísticas, já terá passado os 25%. Mais de um milhão e quinhentos mil portugueses não terão trabalho.

A dívida pública estava em 108%, em 2011, em 2013 será superior a 122%.

Não há mês em que os salários e as reformas não desçam. Muitos já perderam mais de 20% dos seus rendimentos. Há milhares de pessoas que perderam as suas casas.

Desde que a troika chegou a Portugal, o produto nacional bruto já caiu cerca de 7%, e todos os anos são milhares as empresas que fecham. A queda do produto interno bruto para 2013 vai ser o dobro daquilo que o governo previu. O ministério das Finanças, para cobrir o buraco que ele próprio criou, já fala em ir buscar mais 1200 milhões ao bolso dos portugueses.

Um relógio parado acerta mais vezes nas horas do que o governo de Vítor Gaspar acerta nas previsões económicas. A política do governo e da troika só nos leva para o abismo. Chegou o tempo de dizer ao governo e à troika que é O POVO QUEM MAIS ORDENA.

No dia 2 de Março convidamos todos e todas que vivem em Portugal a irem para as ruas e a dizerem que este país é deles, e que o seu futuro está nas suas mãos. Que, para vencer a crise a que nos conduziram os governos incompetentes e os negócios escuros de muito poucos, é preciso dar a voz ao povo, e que em democracia é O POVO QUEM MAIS ORDENA.

DIA 2 DE MARÇO VAMOS COLOCAR NAS MÃOS DE TODOS O NOSSO FUTURO E VAMOS SAIR ÀS RUAS DE MAIS DE 40 CIDADES, EM PORTUGAL E NO ESTRANGEIRO.