quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Texto de João Vasco Gama

Os efeitos das políticas que têm vindo a ser seguidas são conhecidos e desastrosos: o número de suicídios aumentou num ano em mais de uma centena; o desemprego, agora de 16,9%, voltou a ultrapassar o máximo histórico; a mortalidade infantil aumentou 24$; 65 mil jovens abandonaram o país no último ano, tantas vezes forçados pela falta de oportunidades; o número de falências aumentou 62%; nunca o crédito malparado das famílias foi tão elevado; a fome tem aumentado e tem atingido também a classe média, em particular as crianças.

Longe de terem sido sufragadas, estas políticas acontecem ao arrepio daquilo que foi uma campanha eleitoral em que os partidos vencedores se bateram contra os «sacrifícios» impostos aos portugueses, alegando intenções de fazer o contrário daquilo que hoje praticam. Fizeram pouco da Democracia, desrespeitaram impunemente o eleitorado.

Estas políticas também constituem um ataque permanente (e irreversível), não só contra a Constituição, mas contra as conquistas mais importantes da Revolução dos Cravos. Perfilham um regime onde os direitos fundamentais são subalternizados a uma visão autoritarista do poder político, como se tem verificado na forma como os jornalistas são ameaçados e agredidos, os movimentos sociais são perseguidos recorrendo a detenções ilegais, acusações infundadas, práticas intimidatórias e vexatórias, à recusa ilegal de assistência de advogado e a muitas outras formas.

Estes ataques à Liberdade acontecem num clima de corrupção, despesismo, nepotismo. Entre quem pratica estas políticas criminosas e quem as aceita passivamente existe uma cumplicidade que destrói o país, destrói as nossas vidas e contribui para um mundo pior.

Dia 2 de Março temos uma oportunidade para mostrar que não queremos fazer parte deste silêncio cúmplice. Vou aproveitá-la.